5.1. Os pagamentos à SOREFOZ podem ser efetuados por
• Multibanco (Código / Referência / Valor);
• Transferência Bancária;
• Débito Directo em Conta (SDD);
• Cheque.
Não são admitidos pagamentos em:
• Numerário; ou
• Cheques ao Portador; ou
• Cheques de outras entidades endossados à SOREFOZ.
5.2. Os pagamentos por Transferência Bancária ou Cheque devem ser efetuados directamente aos serviços financeiros da SOREFOZ e devem sempre indicar o número dos documentos em Conta Corrente a liquidar (Facturas e Notas de Crédito).Na falta de designação por parte do Cliente, ou na utilização de créditos emitidos pela SOREFOZ, esta poderá imputar os recebimentos efetuados do Cliente à compensação de dívidas pré-existentes do Cliente, de acordo com as regras supletivas estabelecidas no artigo 784º do Código Civil.
5.3. As condições financeiras atribuídas pela SOREFOZ ao Cliente são estabelecidas casuisticamente, nomeadamente no que respeita ao limite de Crédito concedido e ao prazo de pagamento constante das Facturas, podendo variar em função do valor de seguro de crédito atribuído pela Seguradora, ou da avaliação interna efectuada pelo Departamento Financeiro da SOREFOZ das condições económico-financeiras e antecedentes do Cliente. A SOREFOZ reserva-se ao direito de a qualquer momento fazer revisão das mesmas sem comunicação prévia.
5.4. Caso lhe seja concedido um plafond de Crédito por parte da SOREFOZ, o Cliente poderá beneficiar de um prazo do prazo de pagamento de 60 dias a contar da data de carga da mercadoria constante da fatura, com ajustamentos aos dias 8, 18 e 28 de cada mês, como consta na data de vencimento de cada fatura. Podem existir também campanhas promocionais com extensão do prazo de pagamento.
5.4.1. O Cliente pode beneficiar ainda dos descontos que estejam em vigor à data da emissão da factura decorrentes do seu pagamento atempado, ou do seu pagamento antecipado.
5.4.2. Os pagamentos efetuados à SOREFOZ só se verificam com a entrada informática dos respectivos valores em Caixa, processando-se automaticamente as Notas de Crédito dos Descontos que forem devidos de acordo com as condições em vigor à data da emissão da factura. As Notas de Crédito obtidas com estes Descontos estão disponíveis para utilização em pagamentos a partir do dia seguinte ao da entrada dos valores em Caixa.
5.4.3. O valor do pagamento das facturas a efectuar é obrigatoriamente o que delas constar, sem o que o sistema informático não reconhecerá a sua integral liquidação e não processará os respectivos Descontos a que o Cliente possa ter direito. No pagamento de facturas podem ser utilizadas as Notas de Crédito já emitidas e ainda não descontadas, sendo necessário para o efeito indicar aquando do pagamento o(s)número(s) da(s) Nota(s) de Crédito a descontar.
5.5. Caso não lhe seja concedido um plafond de Crédito por parte da SOREFOZ, o Cliente terá de efectuar o pagamento da sua factura antes da entrega da mercadoria, preferencialmente através de Multibanco, beneficiando o Cliente dos descontos em vigor à data da emissão da fatura decorrentes do pronto pagamento da mesma. Estes descontos serão atribuídos directamente na factura, constando da linha de desconto(s) de cada produto.
5.6. Caso se verifiquem atrasos nos pagamentos a efectuar pelo Cliente, a SOREFOZ terá o direito de exigir juros de mora, à taxa anual legalmente prevista para as transacções comerciais, desde a data dos seus vencimentos até ao seu integral pagamento. Aos juros de mora poderão ser acrescidas despesas administrativas inerentes às diligências para cobrança.
5.7. O pagamento efectuado pelo Cliente que não chegue para cobrir o que é devido, será imputado por conta, sucessivamente das despesas com a cobrança e juros de mora e, finalmente, ao capital em dívida.
5.8. Em caso de, por força do incumprimento do Cliente, a SOREFOZ recorrer a meios judiciais ou afins (designadamente injunções), o Cliente terá ainda de pagar à SOREFOZ as despesas e encargos decorrentes do recurso a tais meios, incluindo os honorários devidos a Advogado.
5.9. No caso de o Cliente não pagar pontualmente, a SOREFOZ poderá cancelar o fornecimento de quaisquer produtos e serviços, recusar encomendas posteriores, não permitir o acesso futuro do Cliente a quaisquer produtos e serviços disponibilizados pela SOREFOZ, e ainda bloquear o acesso à Tabela de Preços da SOREFOZ.